Seguro de Vida Individual: conheça as principais modalidades e coberturas

O seguro de vida não se resume à cobertura por morte. Há diversos tipos de produtos nesse segmento para todos os tipos de clientes.

O seguro de vida é voltado à proteção do patrimônio do segurado. Em geral, as coberturas básicas são para morte natural ou acidental, invalidez temporária e/ou permanente e doenças graves. No primeiro caso, garante uma indenização à família caso o segurado venha a falecer e, nos demais, a ele próprio, ainda em vida, caso um desses sinistros o impeça de continuar se sustentando.

Diferente de outros seguros, o seguro de vida não varia tanto nas coberturas, apesar de existirem algumas adicionais. A maior diferença está no prazo da apólice, no valor do prêmio e se esse valor pago é resgatável ou não.

Para ajudar o cliente a escolher o seguro de vida mais adequado, é preciso conhecer bem as características do produto e para quê ele será contratado, assim como o perfil do segurado. Isso também vai definir quais coberturas adicionais o corretor de seguros pode oferecer a ele.

Coberturas adicionais

Doenças Graves

Uma das coberturas com maior apelo nos dias atuais é a de Doenças Graves, que faz parte daquelas que o próprio segurado recebe a indenização. Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, está sujeita a ser acometida por uma doença ao longo da vida e, em muitos casos, ela pode comprometer o sustento de sua família.

Além disso, o seguro com essa cobertura garante que a qualidade de vida do segurado seja mantida, o que pode ser muito importante até mesmo para que ele consiga comprar medicamentos, realizar o tratamento e se recuperar.

Em geral, são cobertas doenças como câncer, AVC, infarto e Alzheimer.

Diária por Incapacidade Temporária (DIT)

Na mesma linha, existe também a cobertura Diária por Incapacidade Temporária, conhecida como DIT. O cliente ideal é o profissional liberal, que tem o seu rendimento afetado caso não possa trabalhar.

A indenização é paga proporcionalmente aos dias em que ele fica afastado, e há ainda a possibilidade de incluir eventos específicos relacionados à atividade profissional exercida, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER), hérnias, Distúrbios Ortomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e outros.

Tipos de seguro de vida

Seguro de vida tradicional

O seguro de vida tradicional é válido enquanto o segurado pagar o prêmio. Com o passar do tempo, esse seguro pode sofrer o chamado reenquadramento etário, ou seja, o valor do prêmio aumenta conforme a idade do segurado avança.

É ideal para uma pessoal jovem, que ainda não pode investir tanto em um seguro, pois é mais em conta e oferece cobertura vitalícia enquanto estiver em vigor. Também serve para outras idades, para alguém que não tenha a intenção de resgatar, apenas garantir tranquilidade para a sua família em caso de algum imprevisto.

Seguro de vida temporário

O seguro de vida temporário vale por um período específico. Por isso, costuma ser uma apólice ainda mais barata que o seguro de vida tradicional, que é vitalício.

Esse produto é ideal para quem tem objetivos com prazo estabelecido, como pais que desejam estar protegidos até os filhos pequenos completarem a maioridade, a quitação de um empréstimo ou até mesmo a realização de um projeto.

Seguro de Acidentes Pessoais (AP)

Muitas seguradoras estão oferecendo planos de seguros independentes para cada cobertura, e esse é o caso do Seguro de Acidentes Pessoais. Ele tem uma cobertura mais simples, apenas para invalidez temporária e morte acidental, com capital segurado máximo mais baixo e também o valor do prêmio.

É indicado para pessoas que precisam mais da proteção contra invalidez, como um profissional autônomo ou um empresário que, impossibilitado de trabalhar, não teria nenhuma fonte de renda, ou para alguém que não tenha família.

Algumas das técnicas de vendas que vão te ajudar a vender mais seguro de vida são estudar os tipos de seguros e coberturas existentes e fazer as perguntas certas para conhecer o perfil do seu cliente.

Você sabia que a procura pelo seguro de vida está aumentando? Você está preparado?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que achou deste conteúdo?

Recomendados para você:


Deprecated: Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Color em seu lugar. in /home1/santar42/public_html/wp-includes/functions.php on line 5515

Deprecated: Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Typography em seu lugar. in /home1/santar42/public_html/wp-includes/functions.php on line 5515
Santa Ritta lança Banco de Talentos

Santa Ritta lança Banco de Talentos

Agora a Santa Ritta conta com uma plataforma para conectar profissionais e empresas do mercado de seguros. Como vai funcionar? o profissional interessado deverá acessar o link www.santaritta.com.br/talentos, preencher os…
Troféu Pinhão de Ouro: Santa Ritta recebe o prêmio pelo segundo ano consecutivo

Troféu Pinhão de Ouro: Santa Ritta recebe o prêmio pelo segundo ano consecutivo

Na última quinta-feira (7), foi realizada a 15ª edição do Troféu Pinhão de Ouro 2019, pelo Instituto Superior de Seguros e Benefício Brasil (ISB Brasil), premiando os destaques do mercado paranaense…
Santa Ritta lança Clube de Benefícios para corretores de seguros assessorados

Santa Ritta lança Clube de Benefícios para corretores de seguros assessorados

Após a mudança para uma nova sede, a Santa Ritta Assessoria & Consultoria está lançando o seu Clube de Benefícios.