Gere receitas recorrentes para sua corretora de seguros vendendo seguro de vida

Seguro de vida pode ser a solução para uma grande vilã das empresas: as despesas fixas. Saiba como e por que desenvolver essa carteira.

Você sabia que o grande vilão da administração de qualquer empresa se chama despesas fixas? Essa despesa pode corroer o resultado de uma empresa porque, com ou sem produção, ela estará lá, como os salários e os aluguéis, por exemplo. Para corretores de seguros isso se agrava, pois as comissões são muito variáveis. No entanto, há uma solução: o seguro de vida.

Administração financeira de uma corretora de seguros

Como mencionado anteriormente, administrar as finanças de uma corretora de seguros não é uma tarefa das mais fáceis. Isso tudo porque a única receita proveniente de seguros é a comissão, e a forma como o corretor recebe sua comissão pode variar conforme a forma que o cliente fechou o seguro.

Imagine então uma situação na qual o cliente fecha um seguro em quatro parcelas e a seguradora antecipa toda a comissão no pagamento da primeira. Em um primeiro momento essa situação pode parecer ótima, não é mesmo? Não deixa de ser, mas ela cria uma armadilha que muitas empresas caem e acabam se complicando no futuro.

Quando toda a comissão é antecipada, se não houver uma boa gestão financeira para reservar uma parte daquele valor para os próximos meses, o corretor pode cair na tentação de transformar toda a comissão que sobrar, após os pagamentos das despesas, em lucro ou mesmo investimento.

O problema dessa situação é que, se no próximo mês isso não ocorrer com outros seguro, as despesas continuarão lá e o caixa estará baixo para a quitação das mesmas.

Imagine então essa situação em apólice com um grande volume de prêmio. Sabe aquela conta que bate a meta do ano? Pois é, muitos corretores estouram o espumante, para perder os cabelos alguns meses depois!

Tenha calma, pois há uma solução, e não é difícil!

Organizando seu planejamento financeiro

Agora você deve estar pensando: devo reanalisar o meu planejamento financeiro ou mesmo criar um?

Se você estava pensando isso, já está no caminho certo. A melhor forma de sanar o problema da imprevisibilidade financeira de uma corretora de seguros é, em primeiro lugar, criar um planejamento financeiro, no qual você irá listar todas as suas despesas. Dessa forma, você terá uma visão clara de todos os seus compromissos financeiros.

Não se esqueça de dividi-los entre aqueles que são fixos, ou seja, deverão ser quitados independentemente da produção da corretora, e aqueles que são variáveis, ou seja, aqueles que crescem, ou surgem, com o crescimento da produção da corretora.

Muitos corretores de seguros cometem um erro muito grave aqui: consideram como despesas fixas somente os salários dos funcionários. Não faça isso! Inclua em sua conta também: férias dos funcionários, FGTS, GPS, vale-refeição e, se possível, já pense em separar um fundo de reserva para possíveis rescisões. Assim, você terá um planejamento extremamente confiável e real.

O número que você chegou te assustou? Pois é! Se olharmos somente para as despesas fixas, você terá a real noção de quanto sua corretora deve produzir de comissão para que ela se sustente. Detalhe: sem considerar o seu lucro!

A solução: receitas recorrentes

Com o valor das suas despesas fixas bem definido agora é hora de trabalhar na solução, ou seja, como gerar receitas recorrentes que, no mínimo, mantenham essas despesas quitadas, independente da produção da sua corretora crescer ou diminuir.

Para criar essas receitas recorrentes, a maneira mais simples é investir na venda de contas que gerem comissões todos os meses, ou seja, aquelas que o seu cliente irá pagar uma parcela mensalmente.

Vários ramos possuem apólice com essas características. Há um em especial que é o campeão na hora de gerar receitas recorrentes: o seguro de vida.

Seguro de vida como solução financeira

Investir na produção de seguro de vida é uma das melhores formas de gerar receitas recorrentes para sua corretora. Isso porque a comissão é vitalícia.

Sendo vitalícia, você terá a certeza de que, todo mês, algum valor cairá na conta da corretora referente àquela apólice vendida. É bem verdade que os prêmios e comissões de seguro de vida são bem menores que em alguns outros ramos, mas com empenho e dedicação, uma vez que sua carteira de seguro de vida alcance uma escala um pouco maior, você terá uma comissão vitalícia que simplesmente paga todas as contas da sua corretora, e garante o seu funcionamento em época de muitas ou poucas vendas.

Ficou interessado? Tem mais! Além de ser um seguro que irá resolver o problema financeiro da corretora, é um dos ramos em que a demanda mais tem crescido. Os segurados, pessoas físicas ou jurídicas, têm procurado mais as soluções de seguro de vida. 

Como vender mais seguro de vida?

Ok, identificamos o risco financeiro da sua corretora de seguros, encontramos a solução ideal, e agora? Como fazer para vender mais seguro de vida?

Pode até parecer clichê, mas a maneira mais eficaz de vender apólices de seguro de vida é oferecer. É simples, mas extremamente mal utilizado pelos corretores de seguros que, acostumados com a procura dos segurados por seguro automóvel, acabam não oferecendo seguros de vida para seus clientes.

Lembre-se que a demanda está crescendo e, se não for com você, seu cliente está contratando cada vez mais apólices de seguro de vida com a concorrência.

Para oferecer vale tudo! Seja pessoa física ou jurídica, todos precisam de um bom seguro de vida. Se falarmos de pessoas físicas, o apelo é enorme no sentido de proteção familiar, ou seja, um bom seguro de vida protege aqueles que o seu cliente mais ama: os filhos, esposa ou marido. Quer apelo maior que proteger a família do segurado? 

Com algum treinamento e sabendo contornar as objeções que vão aparecer, a única barreira para a contratação do seguro de vida é a falta de oferta, ou seja, a inércia do corretor de seguro em apresentar esse produto tão importante para seus clientes.

Se falarmos de seguro de vida para pessoas jurídicas também não faltam argumentos. Um empresário consciente sabe da sua responsabilidade social em relação aos seus funcionários e, amparar sua família em caso de falecimento de um desses funcionários, é,  além de tudo, um ato de respeito com aqueles colaboradores.

Empresas obrigadas a oferecer seguro de vida para colaboradores

Se os argumentos acima já não fossem suficientes, existem algumas empresas que são obrigadas, através das convenções coletivas, a oferecer uma apólice de seguro de vida para seus colaboradores. Se não fizerem isso, estão sujeitas a multas pesadas dos órgãos públicos, além de arcar com as indenizações previstas na convenção.

Que tal pesquisar essas convenções e ver se algum dos seus clientes possui essa obrigação! Além de regularizar a situação da empresa dele, você irá gerar a tão sonhada comissão vitalícia.

Pensando na carteira de seguro de vida como um projeto

Ficou mais do que claro que receitas recorrentes são imprescindíveis para uma corretora de seguros e, alcançá-las pode ser muito fácil através da venda de seguros de vida.

Que tal agora pensar no desenvolvimento da sua carteira de seguro de vida como um projeto, dimensioná-la, definir o público-alvo, estudar o produto e fazer vendas assertivas para, enfim, alcançar o sucesso? Saiba como a Santa Ritta ajuda os corretores a desenvolver projetos especiais para venda de seguros!

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