Seguro viagem: períodos ideais para ofertar ao seu cliente

Em algumas épocas do ano, suas chances de vender um seguro viagem são muito maiores. Descubra quando e ofereça o serviço no momento certo.

Já se sabe que o seguro viagem é um item que não pode faltar na mala de qualquer pessoa que decida viajar, pois, além de garantir assistência médica durante o período da viagem, protege o viajante de uma série de outros imprevistos com os quais ninguém deseja lidar em suas merecidas férias.

Porém, os corretores de seguros podem ter alguma dificuldade para encontrar a hora ideal de abordar os seus clientes para oferecer esse produto. Afinal, como saber quando ele irá viajar? Nem sempre é possível ter essa informação precisa, mas ficar atento a alguns aspectos vai te ajudar bastante a se tornar aquele profissional que chega com a solução perfeita no momento certo.

Quando ofertar o seguro viagem

Férias escolares

Se o seu cliente de outros seguros tem filhos em idade escolar, é provável que ele planeje suas viagens mais longas para os períodos de férias. Ou seja, para os meses de julho, dezembro e janeiro, você pode garantir o seguro viagem de toda a família dele.

Entre em contato com certa antecedência. De acordo com alguns estudos, 60 dias antes é o tempo ideal para começar a acertar os detalhes de uma viagem.

Feriados

Em geral, um grande fluxo de pessoas aproveita para viajar nos chamados “feriadões”. Como os períodos não são muito longos, durando uma média de quatro dias, as viagens nacionais são as mais escolhidas. Nesses casos, é interessante mostrar aos viajantes que, mesmo em uma viagem de carro, o seguro viagem é necessário.

Se você sabe que o seu segurado tem um plano de saúde com abrangência regional, por exemplo, é hora de lembrá-lo que, caso precise de qualquer atendimento médico no local de destino, sem um seguro viagem, ele precisará pagar pelo atendimento – e que o valor pode ser bem alto dependendo do procedimento a ser realizado.

Tenha em mente que as viagens mais curtas costumam ser planejadas com menor antecedência, então é possível entrar em contato mais perto da data do feriado.

Sazonalidade dos destinos

Há também os viajantes que escolhem viajar fora da chamada alta temporada para aproveitar os melhores preços e pontos turísticos mais vazios. Nesse caso, vale observar qual é a época mais indicada para visitar cada destino de acordo com outros critérios, como as condições climáticas, preços e atrações sazonais, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa do SkyScanner, os meses mais baratos para visitar os Estados Unidos são agosto, setembro e outubro. As estações do ano são opostas às do Brasil, portanto, quando aqui está frio, lá está calor, e vice versa. Esse é um destino que deve estar sempre no radar dos corretores de seguros, pois, apesar da contratação do seguro viagem não ser obrigatória para a entrada no país, é imprescindível, visto que não há serviço público de saúde.

O mesmo vale para a Europa, onde o seguro viagem é obrigatório em mais da metade dos países. A alta temporada nesse continente é no verão, que vai de julho a setembro. Nessa mesma época acontecem festivais de música que podem atrair turistas como, por exemplo: Lovebox, na Inglaterra; Electrobeach Music Festival, na França; e Open Beatz Festival, na Alemanha.

Em termos de preços, os meses mais atrativos para ir à Europa são de setembro ao início de novembro, quando as temperaturas também estão mais amenas. Na Alemanha, acontece nesse período a mundialmente famosa Oktoberfest.

No inverno, os turistas gostam de ver neve e praticar esportes como o esqui, o que em alguns casos exige um seguro viagem com coberturas diferenciadas para essa prática.

Conheça seu cliente

Em suma, o grande segredo para acertar o timing de ofertar um seguro viagem é conhecer o perfil do seu segurado e ficar sempre alerta aos seus próximos planos. Além de garantir novas vendas, você estreitará o relacionamento com ele, conquistando a sua fidelidade.

Pare de perder dinheiro e oferte o seguro viagem para seus clientes!

Recomendados para você:

Ficou com alguma dúvida? Conte nos comentários:

© 2019 Santa Ritta Assessoria & Consultoria | Política de Privacidade