Saiba em que países é obrigatório contratar seguro viagem

Além de ser importante, a contratação de um seguro viagem é obrigatória em diversos países do mundo. Saiba quais são eles.

Na hora de viajar, é preciso estar atento às exigências dos outros países para visitantes estrangeiros, e uma delas é a contratação de um seguro viagem. Como corretor de seguros, você ganhará pontos com o cliente se alertá-lo sobre essa exigência, já que ele poderia ter vários transtornos ao chegar despreparado ao destino escolhido.

Mas não é só a obrigatoriedade que merece a sua atenção e a dos viajantes: muitos locais não oferecem serviços básicos de saúde gratuitos e/ou praticam preços que estão muito acima da realidade brasileira, pegando os turistas de surpresa quando precisam desse tipo de assistência durante uma viagem.

Esses custos podem corresponder a até três vezes mais do que o que seria pago pelo mesmo atendimento no Brasil, onde a saúde já custa caro. Nesses casos, um seguro viagem também é essencial para evitar o desamparo e grandes prejuízos.

Europa

O seguro viagem é obrigatório em mais da metade dos países da Europa, graças ao Tratado de Schengen, que, entre outras determinações, exige a contratação dessa proteção com cobertura mínima de 30.000 euros.

Fazem parte da lista: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Apesar de apenas 26 dos 50 países do continente serem signatários desse Tratado, para visitar alguns outros, como a Irlanda, também é necessário ter o seguro viagem, mas sem determinação de cobertura mínima.

Mesmo nos demais destinos, abrir mão desse seguro não é recomendado, pois um simples atendimento hospitalar não custa menos que 2.000 euros, enquanto cirurgias e procedimentos mais complexos variam de 10.000 a 30.000 euros.

Equador

Desde maio de 2018, o seguro viagem passou a ser obrigatório para turistas no Equador. A decisão foi tomada pelo governo por entender que a medida seria positiva para o desenvolvimento do turismo no país, além de garantir o bem-estar de todos os seus visitantes. Diferente da Europa, não há determinação de um valor mínimo para a cobertura.

Venezuela

Entre os países da América do Sul, a Venezuela também exige o seguro viagem, com cobertura mínima de 40.000 dólares e seguro bagagens de, no mínimo, 1.000 dólares.

Cuba

O sistema de saúde em Cuba é universal e de alta qualidade, mas apenas a população cubana tem direito a utilizá-lo gratuitamente. Caso necessário, os estrangeiros podem ter acesso a atendimento mediante pagamento. O país é mais um dos que condicionam a entrada de turistas à contratação de um seguro viagem.

Estados Unidos

Os Estados Unidos não contam com serviço público de saúde e os próprios americanos precisam contratar um plano de saúde ou pagar individualmente para ter qualquer atendimento médico. Por isso, apesar do seguro viagem não ser obrigatório para a entrada de estrangeiros no país, a sua contratação é altamente recomendada.

Especialmente em tempos como os atuais, em que a nossa moeda está desvalorizada em relação ao dólar, qualquer indisposição pode significar gastos bem acima do orçamento. Para se ter uma ideia, um exame simples nos EUA custa a partir de 200 dólares; um atendimento hospitalar, cerca de 3.000 dólares; e cirurgias mais elaboradas podem chegar a 100.000 dólares.

Austrália

Na Austrália, existe um seguro auxiliar obrigatório para estudantes estrangeiros durante a sua estadia no país chamado Overseas Student Health Cover (OSHC), que conta com coberturas limitadas. Considerando que o país também não oferece serviço público de saúde gratuito, é recomendável que tanto os estudantes quanto os demais viajantes contratem o seguro viagem mais adequado e completo para o seu perfil antes de sair do Brasil.

Outros motivos para garantir um seguro viagem

É importante frisar ainda que alguns destinos são mais propícios para o desenvolvimento de doenças por conta de suas particularidades, como Índia, Indonésia, Quênia, Peru, Tailândia, Sri Lanka, República Dominicana, México, África do Sul e Costa Rica.

Vale lembrar que, além de despesas com assistência médica, o seguro viagem também garante a tranquilidade em relação a outros imprevistos, como extravio de bagagens, atrasos de voos, perda de documentos etc.

Pare de perder dinheiro e oferte o seguro viagem para seus clientes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que achou deste conteúdo?

Recomendados para você:


Deprecated: Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Color em seu lugar. in /home1/santar42/public_html/wp-includes/functions.php on line 5515

Deprecated: Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Typography em seu lugar. in /home1/santar42/public_html/wp-includes/functions.php on line 5515
Gere receitas recorrentes para sua corretora de seguros vendendo seguro de vida

Gere receitas recorrentes para sua corretora de seguros vendendo seguro de vida

Seguro de vida pode ser a solução para uma grande vilã das empresas: as despesas fixas. Saiba como e por que desenvolver essa carteira.
Como funcionam os benefícios de refeição, alimentação e transporte para funcionários

Como funcionam os benefícios de refeição, alimentação e transporte para funcionários

Aprenda como esses benefícios, que estão entre os mais contratados pelas empresas funcionam, e quais argumentos vão te ajudar a fechar negócios nessa área.
Técnicas de venda de seguro de vida: 3 dicas para vencer objeções dos seus clientes

Técnicas de venda de seguro de vida: 3 dicas para vencer objeções dos seus clientes

Se você já se deparou com uma objeção na venda de seguro de vida sabe o quanto é difícil vender esse produto. Aprenda a contornar essas objeções.