Um dos maiores desafios para os corretores de seguros, principalmente aqueles que estão começando ou têm um volume pequeno de vendas, é conseguir conciliar a venda de seguros com a enxurrada de tarefas administrativas que precisam ser realizadas dentro de uma corretora. Para solucionar esse problema – e outros como a falta de competitividade desses profissionais – surgiu o modelo de negócios denominado assessoria de seguros, primeiramente no Rio de Janeiro, e depois em todo o Brasil.
Leia o artigo e fique por dentro do assunto.
O que é uma assessoria de seguros?
A assessoria de seguros surgiu nos anos 90 como uma nova forma de organização das operações do mercado de seguros. Foi criada após um processo de reestruturação ocorrido nessa época, com a total reformulação das áreas de produção das companhias seguradoras.
É uma empresa legalmente constituída e que possui contratos firmados com direitos e deveres junto às seguradoras parceiras.
Pode-se dizer que uma assessoria de seguros funciona como um elo entre os corretores de seguros e essas companhias, buscando reforçar a importância do trabalho do pequeno e médio corretor no mercado.
Ao mesmo tempo em que exerce papel semelhante ao de uma sucursal comercial terceirizada das seguradoras, é uma empresa que atende a cada corretor de maneira personalizada, de acordo com as suas necessidades, potencializando a sua capacidade de produção e, consequentemente, ajudando-o a vender mais.
A importância da assessoria para o pequeno corretor de seguros
Para os pequenos e até mesmo para os médios corretores, fazer parte de uma assessoria vai significar não só ter acesso a diversas facilidades sem custo adicional como, por exemplo, ganhar força diante das seguradoras com as quais trabalha.
Uma assessoria de seguros oferece toda a infraestrutura necessária para que o corretor de seguros possa focar em sua função principal: a venda de seguros. Ou seja, a assessoria é responsável por realizar treinamentos, estrutura operacional, qualificação e atendimento técnico, acompanhar e dar suporte desde a elaboração da apólice até o acompanhamento de sinistros.
Em paralelo, também atua para acordar boas condições para a venda de seguros, com a vantagem de reunir um volume maior de produção, o que dá mais poder de negociação.
Serviços oferecidos ao corretor de seguros
Atendimento
Os corretores parceiros da assessoria de seguros contam com uma equipe especializada no atendimento técnico, operacional e comercial de seguros, que faz uma canalização de suporte de todas as seguradoras parceiras com atendimento personalizado.
Capacitação
Para que o corretor se torne cada vez mais uma espécie de consultor de seguros para seus clientes, a assessoria de seguros proporciona treinamentos técnicos e de vendas para os corretores parceiros e para seus colaboradores, além de palestras sobre produtos, serviços e campanhas das seguradoras e do mercado.
Consultoria
A assessoria de seguros também atua como uma consultoria para a abertura de novos mercados e no desenvolvimento da carteira de clientes dos seus corretores parceiros.
Campanhas
Há ainda a realização de campanhas de vendas exclusivas para os corretores de seguros parceiros.
Projetos especiais
A assessoria de seguros também pode ajudar no desenvolvimento de projetos especiais, buscando soluções e desenvolvimento de produtos para canais de distribuição específicos.
Sem custos
Os profissionais têm acesso a todos esses serviços diferenciados sem custo adicional, o que significa uma forma de economia dupla: não só deixa de arcar com custos operacionais, como também dispõe de mais tempo para focar no atendimento aos clientes – e sabemos que tempo é dinheiro.
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